PROFESSORES
2012
EJA I E II
O corpo docente da EJA I e EJA II apresenta a devida formação em suas áreas específicas (Letras, Artes,História...). A grande maioria não possui pós-graduação. Um professor possui pós-graduação em Filosofia e História.
A equipe é formada por 13 professores, na faixa etária entre 29 e 48 anos de idade. A maioria dos professores são casados e possuem entre um e dois filhos.
De acordo com o grupo as necessidades que identificam como parte de um coletivo, que precisam ser trabalhadas ao longo do ano letivo com toda a equipe de funcionários são: a união, cumplicidade, a manutenção do diálogo aberto e constante, a formação do grupo enquanto um “todo”, a interação simples e objetiva, maior integração.
Os professores colocam que a escola é um espaço de troca de experiências, um ambiente facilitador da aprendizagem, contribuindo para a formação do ser humano.
Filmes e leitura fazem parte do cotidiano da equipe. entre filmes e livros citados, estão: “Do Giz À Era Digital”;Novas Tecnologias E Novas Linguagens;”Violetas Na Janela”;Código Da Vinci”;”Ética Prática”;”Matemática Aplicada À Física”;”Memorial do Convento”;”Mitologia Grega”; “Fúria de Titãs”;”Crepúsculo”;”Imortais 3D”;”Anjos da Noite”;”Meu Malvado Favorito” etc.
As opções de lazer citadas pelos educadores foram:parque, assistir filmes, shopping, cinema, leitura entre outros.
Trata-se de um corpo docente leitor que busca, além da leitura que contribuirá para seu aperfeiçoamento profissional, a leitura prazerosa.
A equipe docente tem consciência de que o papel do educador da EJA na aquisição do hábito da leitura para os alunos é de fundamental importância, pois o educador é o “espelho” para o seu aluno, devendo ser um bom leitor. É o mediador entre o aluno e a aquisição desse hábito, afinal, “ninguém educa ninguém, como tampouco ninguém se educa a si mesmo: os homens se educam em comunhão, mediatizados pelo mundo, ou seja, o ato de educar, de se ensinar a ler, precisa se constituir em um pacto entre o educador e o aluno. (FREIRE,1987: 12).
Nenhum comentário:
Postar um comentário